27 de outubro de 2010

VI Congresso interno da FIOCRUZ: Moção de repúdio a TKCSA em solidariedade à população de Santa Cruz e pelo direito à saúde

Em 17 de setembro de 2010 foi realizada a Missão de Solidariedade e Investigação de Denúncias em Santa Cruz constituída por técnicos, pesquisadores, legisladores, personalidades e militantes atuantes nas áreas de direitos humanos, meio ambiente e saúde, além de veículos de imprensa. A missão objetivou prestar solidariedade às comunidades de Santa Cruz que vêm sendo diretamente afetadas pelo agravamento da poluição industrial no território, causada pelo início das operações da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), além de coletar informações para subsidiar a elaboração de um dossiê técnico a ser encaminhado a poderes públicos executivos, legislativos e judiciários.

O trabalhadores reunidos no VI Congresso Interno da Fiocruz apresentaram uma Moção de repúdio a TKCSA em solidariedade à população de Santa Cruz e pelo direito à saúde.
Leia na íntegra a Moção em racismoambiental.net.br

Pela defesa da saúde pública no Brasil. Somos Todos Santa Cruz!

Fonte: Combate ao Racismo ambiental

25 de outubro de 2010

Próxima reunião do Fórum de Saúde/RJ

Atenção
A próxima reunião do Fórum de Saúde/RJ
foi transferida para o
dia 09 de Novembro

Pauta: discussão do Seminário previsto para 22 e 23/11 (organização/mobilização), proposta de construção de uma frente parlamentar da saúde/seguridade social e informes sobre a audiência com o Ministro do STF, Ayres Britto, realizada em 22 de outubro em Brasília.
Até lá!

Reunião com o Ministro Carlos Ayres Britto pela aprovação da ADIN contra a privatização da Saúde

A“Frente Nacional contra as OS: pela procedência da ADIN 1.923/98”, formada por entidades, fóruns populares de saúde e movimentos sociais, se reuniu com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, no sentido de sensibilizar o Supremo a julgar procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 1.923/1998 que derruba a Lei 9.637/1998 (que cria as OS).

A Frente preparou uma série de documentos para serem entregues aos ministros no sentido de subsidiá-los na hora do voto: a Carta Aberta aos Ministros do STF, no qual a Frente aponta a inconstitucionalidade das Leis 9.637/98 e 9.648/98; o “Relatório Analítico de Prejuízos à Sociedade, aos Trabalhadores e ao Erário por parte das OS: Contra Fatos não há argumentos que sustentem as Organizações Sociais no Brasil”, que comprova, por meio de reportagens publicadas em diversos veículos de comunicação, os inúmeros danos causados ao Serviço Público, especialmente à Saúde Pública, pelo modelo privatista das Organizações Sociais; e a cópia do abaixo-assinado em defesa da procedência da Adin 1.923/1998, com mais de 4.200 signatários.
Fonte: Cefess

A chegada


O encontro

Fotos: Rafael Werkema/CFESS

Siderúrgica TKCSA é o novo matadouro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro

Por Marcelo Badaró

Na virada dos anos 1920 para 1930, época de crise capitalista e da trágica ascensão dos fascismos, o dramaturgo alemão Bertolt Brecht escreveu a peça Santa Joana dos Matadouros*. Nela, está implícita a comparação entre o produto das grandes indústrias de carne - as salsichas, por exemplo - e os trabalhadores, que também são moídos por suas engrenagens. Ou explícita, no coro dos trabalhadores às portas fechadas dos frigoríficos, que se comparam à matéria-prima bovina daquelas fábricas ao expressarem toda a contradição entre recusarem aquelas condições indignas e a necessidade do emprego para a sobrevivência:

Leia aqui o texto na íntegra

Fonte: Fundação Lauro Campos

Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra

Cerca de meio milhão de brasileiros e brasileiras dizem SIM ao limite da propriedade de terra

O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo entregou à sociedade brasileira o resultado do Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade, realizado de 1º a 12 de setembro

Total de votantes: 519.623

PERGUNTA 1 - Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?
SIM: 95,52% Não: 3,52%

PERGUNTA 2 Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?
SIM: 94,39% Não: 4,27%

Fonte: Campanha pelo Limite da Terra


18 de outubro de 2010

Chamada para a reunião extraordinária do Fórum de Súde RJ


A reunião da Frente pela ADIN 1923/98 com o ministro do Supremo Tribunal está agendada para o dia 22 de outubro!

Vem aí o Seminário Nacional da Frente, vamos construí-lo juntos!


8 de outubro de 2010

Jornada Nacional Por Escola, Terra e Dignidade!

XIII Encontro Estadual dos Sem Terrinha do Rio de Janeiro,
nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2010,
Jornada Nacional Por Escola, Terra e Dignidade!


Ato público dia 11 de outubro, na segunda feira
Local: centro do Rio ( Buraco do Lume) de 13h às 15h

Compas,

É com muita alegria que vamos realizar o XIII Encontro Estadual dos Sem Terrinha do Rio de Janeiro, nos dias 9, 10 e 11 de outubro de 2010, Jornada Nacional Por Escola, Terra e Dignidade!
Lembrando a todos a importância da formação dos nossos Sem Terrinha, vamos garantir que seja um encontro bonito e também momento de politizar nossas crianças.
Entre os anos 2005 e 2007 foram fechadas 8 mil escolas rurais no Brasil, esse quadro nos leva a crer que quase nada mudou no quadro da educação em nosso país, portanto se faz necessária a luta por escolas de qualidade e por uma educação que de fato atenda as especificidades das crianças camponesas. No RJ, o quadro é vergonhoso, já se somam no total 12 escolas rurais fechadas somente na região Norte do RJ, escolas essas que atendem crianças dos assentamentos do MST. Neste sentido no dia 11, na segunda feira estaremos no centro do Rio ( Buraco do Lume) de 13h às 15h, fazendo um ato denuncia contra a situação das escolas do campo, com cartazes, fotos e muita animação.
Participem desta luta!

Fonte: Setor de Educação do MST-RJ

4 de outubro de 2010

Missão de Solidariedade e Investigação de Denúncia em Santa Cruz

Companheiras e Companheiros,

Mediante aos graves impactos socioambientais causados pela TKCSA em Santa Cruz, foi elaborado um panfleto-denúncia da Missão de Solidariedade e Investigação de Denúncia em Santa Cruz.
Cliqu
e aqui para ler
Pedimos a colaboração de todos e todas para fazermos uma AMPLA DIVULGAÇÃO em nossas redes sociais, na internet, na pequena e grande imprensa, onde for possível, com o objetivo de intensificarmos a mobilização social na defesa da Dignidade Humana e da Saúde Ambiental em Santa Cruz.

Somos Todos Santa Cruz!