ADIN 1923/98

Informes das Audiências com os Ministros do STF sobre a procedência da ADIN 1923/98

Até a presente data a Frente Nacional contra a Privatização do SUS realizou audiências com os Ministros do STF
A primeira foi com Ministro relator da ADI 1923, Ayres Britto, em 22/10/2010. Neste dia, foram visitados os gabinetes de todos os ministros e deixada a documentação (abaixo assinado, carta com assinatura das entidades e documento "contra fatos não há argumentos" com relação às OSs) com os assessores e chefes de gabinete
A segunda audiência foi com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, no dia 16/11/2010. Nesta data também foi visitado o chefe do gabinete do Ministro Marco Aurélio novamente.
Na sexta-feira (26/11), foi realizada a terceira audiência com o Dr. Jairo Schefer, magistrado instrutor do gabinete do Ministro Gilmar Mendes. e repassar os documentos entregues. Esta visita não foi muito produtiva, visto que este Ministro participou recentemente de evento sobre o terceiro setor promovido pelas empresas que gerenciam as OSs. Em todo caso, é importante ele ser informado da nossa resistência nacional.
No dia 01/12, aconteceu a audiência da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde com o quarto dos 11 Ministros do STF, desta vez com o Ministro presidente do STF, Cezar Peluso.

Na semana ente 07 e 10 de Junho/11 a Frente organizou a JORNADA DE LUTAS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE em Brasília1

Representantes da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde estiveram em Brasília, no período de 7 a 10 de junho e realizaram diversas atividades, a saber:
- Participação na Reunião do Fórum das Entidades Nacionais de trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS) no dia 07/06/2011;
- Participação na reunião do Conselho Nacional de Saúde no dia 08/06/2011, que tirou a Moção de Apoio a ADIn 1923/98 (veja no final desse e-mail);
-Visitas aos gabinetes dos ministros do Supremo Tribunal Federal para entregar material de apoio a ADIn 1923/98 e audiência com o ministro Celso Mello no dia 09/06
- Contato com parlamentares para a defesa da Saúde Pública e contra privatização da saúde, bem como solicitação de apoio a ADIn 1923/98;
-Reunião com entidades para ampliar as ações da Frente no dia 08/06 na sede do CFESS, bem como mobilizar para a marcha do dia 16/06/2011, a ser realizada em Brasília.

Todas as ações foram muito positivas e fortaleceram o SUS público, estatal, de qualidade e universal. Nestes dias conseguimos ampliar o abaixo-assinado, sensibilizar mais entidades para assinarem a carta aos ministros do STF, divulgar a Frente Nacional, etc.

Diante do julgamento da ADI contra as OSs estar pautado para qualquer momento no SFT e da informação de que os defensores das OSs têm visitado constantemente os Ministros do STF, afirmando que sem as OSs o SUS se extingue, precisamos ampliar nossa mobilização.
Consideramos que estamos fazendo uma pressão no Supremo Tribunal Federal, com audiências com diversos ministros bem como com seus assessores e chefes de gabinete.
Vamos ampliar esta luta contra a Privatização da Saúde!!


Leia aqui o documento "Contra Fatos não há argumento que sustente as OS's"

A sua participação foi e continua sendo muito importante!
Para sua adesão individual acesse o link para o abaixo assinado

Ou envie um email para pelasaude@gmail.com para incluir a adesão de sua entidade
obs: É preciso que no email conste o cargo e o nome completo com RG do remetente.

Para ler a Carta aos Ministros do STF e conhecer as entidades que assinamclique aqui

Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

Para salvar a Saúde: mobilização contra a privatização do SUS ganha força

Na semana passada, dos dias 7 a 9 de junho, integrantes da Frente estiveram em Brasília (DF), mais uma vez, para uma série de reuniões e audiências em busca de apoio para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a votar pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN 1.923) contra a Lei 9.637/1998, que legaliza a terceirização da gestão de serviços e bens coletivos para entidades privadas, mediante o repasse de patrimônio, bens, serviços, servidores e recursos públicos.





Frente Nacional contra a Privatização da Saúde teve uma agenda intensa em Brasília. (foto: Rafael Werkema)

Leia matéria na íntegra

Fonte CFESS

Pleno do Conselho aprova Moção de Apoio a ADI 1.923

A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde participou no dia 08 de Junho de 2011 da reunião do Conselho Nacional de Saúde em Brasília.
As Professoras Maria Inês Bravo (UERJ) e Maria de Fátima Siliansky (UFRJ) apresentaram ao CNS, naquele momento, a luta que a Frente vem desenvolvendo junto ao STF pela inconstitucionalidade da lei das OS's.
Conheça a Moção de Apoio do Conselho Nacional de Saúde à Adi 1923/98


Reunião do CNS que aprovou a moção de apoio da entidade à ADIN (foto: Rafael Werkema)

Carta aos Ministros do Supremo Tribunal Federal

A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde construiu uma carta aos Ministros do STF para solicitar a aprovação da ADI 1923/98 que aponta a inconstitucionalidade da Lei das OS's.

Se você e sua entidade são contra a privatização da saúde pública e estatal, leia aqui o conteúdo da Cartae envie sua adesão (Entidade/seu nome/seu RG) por email para:
pelasaude@gmail.com ou fopspr@yahoo.com.br

abraSUS,

Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde

Saúde agoniza enquanto ADIN não é votada

Análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade que derruba a lei que cria as Organizações Sociais (OS) é adiada novamente
Nesta quinta-feira, 19 de maio de 2011, o CFESS esteve junto com a Frente Nacional contra as Organizações Sociais (OS) no Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhar a votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 1.923/1998 contra a Lei 9.637/1998, que legaliza a terceirização da gestão de serviços e bens coletivos para entidades privadas, mediante o repasse de patrimônio, bens, serviços, servidores e recursos públicos.
A votação da ADIN 1.923/1998 estava prevista para ser retomada no dia 18, mas outras matérias demandaram mais tempo do que o previsto, fazendo com que a mesma só entrasse na pauta na tarde do dia 19. O ministro Luiz Fux, que havia pedido vista em 31/3, votou pela procedência parcial da ADIN. Entretanto, a análise pelo STF foi adiada mais uma vez, em razão de um novo pedido de vista, agora pelo ministro Marco Aurélio Mello.

"Tradição" da Corte: Sâmya, Lucia e Ruth com a bandeira do CFESS antes de a mesma ser "retida" pela Segurança do STF (Foto:Rafael Werkema)

Leia o texto na íntegra
Fonte CFESS

Audiência de votação da ADI 1923/98

A saúde pública vai sobreviver à espera?
por Rafael WerkemaFrente marca presença na sessão A Frente Nacional já estava reunida horas antes da do início da sessão. Cerca de 20 pessoas integrantes de sindicatos e fóruns populares de diversos estados se deslocaram até Brasília para assistirem à plenária que poderia decidir o rumo da saúde, educação, cultura e outras áreas onde as OS têm crescido.

A assistente Maria Inês Bravo (à esquerda) ao lado de integrantes e de advogados da Frente contra a privatização da saúde (Foto: Rafael Werkema)
Leia aqui partes do voto do relator Ministro Ayres Britto

Reunião dos integrantes da Frente após sessão no STF (foto: Rafael Werkema)

Mobilização no Dia Mundial da Saúde
"O SUS não é um produto para ser vendido, nem os hospitais são estabelecimentos para fazer negócio, visando o lucro", diz o documento "Saúde não é mercadoria: sua vida não tem preço", do Fórum de Saúde (RJ). O documento é uma carta convocatória para as manifestações que vão acontecer no dia 7 de abril, no Dia Mundial da Saúde.

Inês Bravo enfatizou a importância de a categoria de assistentes sociais participarem das mobilizações que ocorrerão em seus respectivos estados na data e assinarem o abaixo-assinado contra as OS. "Vivenciamos no dia-a-dia os prejuízos causados pela as organizações sociais à saúde da população, com emergências, ambulatórios e postos superlotados, troca frequente das equipes profissionais, atendimento de baixa qualidade e falta de profissionais e leitos", denunciou.

E a partir do momento em que o Estado faz a opção política de entregar os recursos públicos nas mãos da iniciativa privada, não só os usuários, mas os trabalhadores também têm seus direitos alijados.

"As organizações sociais estão contratando trabalhadores sem concurso público, adquirindo bens e serviços sem processo licitatório. Este modelo privatista desconsidera o Controle Social. Por isso, assistentes sociais de todo o país devem se mobilizar, procurando os fóruns populares de saúde de seus respectivos estados. Enfim, lutando pela saúde pública universal e de qualidade", afirmou a conselheira do CFESS Rodriane de Oliveira Souza.

Seja um/a signatário/a a favor da saúde pública no Brasil

Leia o texto sobre a audiência na íntegra aqui

Fonte: CFESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário